Paraísos selvagens- Citações para recordar com amor

16:31

citação livro paraísos selvagens camila dornas

Oi, amores! Mais uma resenha maravilhosa da querida Bruna do @Resenhando_um_livro. Não deixem de seguir nossa parceira!

Título: Paraísos Selvagens
Autora: Camila Dornas 
Editora:
Nota: 4,5
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“A primeira coisa que um governo tirano fazia pra dominar seu povo era privá-los do conhecimento.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No livro "Paraísos Selvagens" a história se passa no Brasil em 1970, justamente no período da Ditadura Militar.
Olivia é uma jovem bem à frente do seu tempo, uma moça que não concorda com a ditadura que se estabeleceu no Brasil e muito menos com todas as censuras por ela impostas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Filha de uma dona de casa e um jornalista, Olivia sabe bem como é enfrentar os dois extremos dentro da própria casa. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


“Minhas cicatrizes eram diferentes. Eram internas e, por mais que fossem mais fáceis de esconder, elas nunca paravam de sangrar.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A família ainda chora e sofre o luto pela perda da pequena Cecília, irmã mais nova de Olivia. A jovem sabe que a mãe a culpa pela morte da irmã, mas o que fazer quando ela mesma se sente culpada pelo o que aconteceu?
Após uma briga com a mãe, Olivia vai morar com o melhor amigo Daniel. Dani sempre esteve presente nos momentos mais difíceis da sua vida. Ele é aquele amigo que a sustentou e não a deixou cair.

“As coisas boas também permanecem, se você as valorizar o suficiente.”

Lucas aparece na vida de Olivia, não por acaso, talvez seja o destino. Ele a impede de fazer uma grande besteira. Lucas consegue fazer com que a garota esqueça todos os seus problemas, mas eles têm muito mais em comum do que imaginam.

Olivia tenta esquecer tudo o que passou nas mãos do seu ex-namorado. Mas, o passado volta para assombrá-la. Max, seu ex-namorado violento e ciumento, está de volta e promete dificultar ainda mais a vida de Olivia e seus amigos.

“Às vezes tudo o que nos resta fazer é seguir em frente.”

Gente eu nunca tinha lido nenhum livro que se passasse em meio a ditadura militar. A autora Camila Dornas conseguiu retratar um pouco do que foi aquela época.
Fiquei em agonia ao ler como eram pesadas as formas de censura das músicas e livros (ainda bem que isso ficou no passado), mas o que mais me chocou foram as cenas de violência contra as pessoas que eram tidas como “comunistas”.
Embora na história vejamos como a convivência familiar de Olivia era deturpada, fiquei muito feliz em ver o carinho e amor que garota tinha com o pai e foi reconfortante a reconciliação e reaproximação que ela teve com a mãe.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quanto ao Daniel, ele é um amigo para todas as horas. Confesso que fiquei com vontade de colocar ele em um potinho e guardar bem no fundo do meu coração.
Lucas é aquele Crush literário que me conquistou desde a sua primeira aparição. Um cara que podemos chamar de príncipe em um Mustang vermelho.
Além da história reportar um pouco do que foi a ditadura, a autora também destaca as relações familiares, a amizade, o preconceito e a violência contra a mulher.
O livro é muito bom, tem uma leitura fluída e está repleto de quotes (citações) maravilhosas. O único ponto que quero ressaltar é o final. Achei um pouco corrido e, além disso, senti a promessa de Olivia sendo quebrada assim que ela deixou a mãe para trás.
Embora eu consiga entender os motivos do ocorrido, achei que a história poderia ter tido outro caminho ou incluído mais pessoas naquele final.

“A base de todo governo abusivo é contar com a ignorância daqueles aos quais escravizam.”

Mentes Reticentes
Nossa! Que personagens são esses? Já me apaixonei por todos eles e vi, além dessas, muitas outras citações lindas para lembrar com todo o amor e tomar como lição de vida. Agora me contem: Já leram?

Dividam suas experiências conosco nos comentários!

Postagens relacionadas

0 comentários

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!