Por que há uma guerra na Síria?

15:39

inocentes morrem em gerra na síria

São inocentes. Crianças e mulheres, famílias. Estão lá, mas não começaram a guerra. Ficam pois não têm para onde ir, são mortos pelas mesmas razões.
O conflito na síria não é recente. E isso prova que, nós podemos ter um milhão de motivos para sermos felizes hoje, mas sempre nos apegaremos ao minúsculo resquício de infelicidade de anos atrás. Somos mesmo difíceis de agradar.
Não perdoamos facilmente e, quando perdoamos, ainda somos pegos na defensiva. Esperando pelo deslize e apontando dedos. É assim que começam as guerras.
E no meio de toda a devastação, nem sempre nos lembramos exatamente qual foi o impasse inicial. Por fim, pouco importa a fagulha quando tudo já está em chamas.
Li uma matéria ainda ontem, uma profissional especializada em história, tentando explicar a guerra na Síria. Aliás, há mais de um milhão de resultados relacionados a guerra na Síria nas buscas do Google. Várias delas tentando explicar o inexplicável.
As matérias nos jornais trazem chamadas que atraem os leitores mais pela curiosidade do que pelo impacto. “Por que há uma guerra na Síria?”; “Guerra na Síria tem jogos de interesse”; “Guerra na Síria é tema de game”; mas, as piores sempre terminam com a palavra morte.
Estamos tão acostumados a ver esse tipo de notícia que é preciso algo mais para nos fazer prestar atenção por alguns segundos. O caos está em todo o canto e já deixou de ser interessante.
Mesmo assim, escolhi alguns títulos (ainda relutante em ver as fotos) e conclui depois de tantos textos lidos, que continuo sem entender. Por que há uma guerra na Síria?
Eu vejo imagens de crianças e inocentes mortos e me pergunto mais uma vez: Porque há uma guerra na Síria?
Eu li sobre religião, sobre extremistas, sobre território e nomes conhecidos. Eu não me importo com o passado, não importo com aquilo que não pode ser mudado. Outros porém, aparentemente se importam tanto com o passado que esquecem do seu futuro e o negam o mesmo a tantos outros.
O que eu quero realmente saber é o que fizeram as crianças da Síria para merecerem viver e morrer em um país que desmorona? O que fizeram os inocentes da Síria hoje e em qualquer que seja o passado?
São problemas de religião, de território, de poder. Problemas que não vão acabar enquanto todos os lados não se unirem em uma discussão amigável. Para mim, não existem aliados na destruição. Países se unem para bombardear uns aos outros. Daqui a algum tempo, posso apostar, os mesmos que se uniram serão inimigos.
E quando tudo acabar, se existe verdade nos valores que afirmam, terá lhes valido de algo? O que sobrará de território? Quantas pessoas terão para lhes dever obediência? Qual será esse Deus a quem poderão erguer os olhos e enfim pedir perdão? Continuo sem entender o porquê há uma guerra na Síria.



Postagens relacionadas

0 comentários

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!