Pokémon Go. Realidade aumentada é o caminho para a interação ou a completa ignorância?

06:00


imagem pokemons

Servidores responsáveis pela liberação do game no Brasil apontam para "em breve". Eu, criança que fui, nunca perdia um episódio do desenho e conhecia os principais monstrinhos e seus ataques. Sonhava em ter vários Pokémons, mas agora com essa oportunidade ao alcance das mãos, me sinto assustada. Será que deixei de vez minha infância no passado ou é algum problema mais profundo?
O fato é que desde o lançamento do game em vários países os acontecimentos mais bizarros estão fazendo parte dos noticiários e me pergunto se eles deveriam estar acontecendo ou se bagunçamos uma parte do planeta que não nos pertencia.
Devaneios a parte, desde o lançamento de Pokémon Go já teve quem fosse assaltado, se descobrisse traído pelo namorado, invadisse a delegacia atrás de pokémons, sofresse acidente de trânsito e até mesmo encontrasse um cadáver enquanto capturava os monstrinhos.
Eu estou fascinada pela inteligência do CEO John Hanke, o qual foi o principal responsável pelo game, fascinada pela mescla de realidade com o virtual e fascinada pela capacidade destas pessoas em mapear todo um mundo e conseguir incorporar o que quiserem nele, mas será que os cidadãos comuns estão preparados para usarem essa tecnologia?
Por mais que o jogo nos force a caminhar e interagir com as outras pessoas eu questiono se deveríamos ser forçados a isto ou a qualquer coisa e se sim, se seria desta maneira. Estamos nós nos perdendo em meio a tanta tecnologia? Estamos nós nos esquecendo como fazer amizades, como se conversar, como andar pelas ruas? Estamos nos esquecendo disso e do que mais?
E é sobre isto que a minha matéria da próxima edição do Jornal "A voz do Povo" vai falar. O sonho de um CEO que se tornou o sonho de milhares de pessoas pelo mundo, a criação do game, a busca incessante por nós mesmos numa "realidade aumentada" e como isso está nos afetando, tudo isto vai ser discutido. Aqui vai uma prévia da matéria:

"Os humanos, como se afetados pelos ataques de Hypno, espalharam –se pelo globo em um sonho interminável no qual buscam ser o “maior mestre Pokémon do mundo” e, se eles vão acordar ou não, ainda não sabemos.
(...)
Em uma brincadeira da Google em parceria com a Pokémon Company, pokémons foram espalhados pelo Google Maps e viralizaram na internet. Assim, o CEO John Hanke viu uma possibilidade de seu antigo sonho dar certo e lançou o jogo em oito países em julho: Portugal, Itália, Espanha, Eua, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha e Reino Unido.
(...)
E enquanto essas criaturinhas aparecem aqui e ali, humanos andam se atrapalhando um pouquinho na jornada e gerando conflitos no mundo real.(...)"

Aguardem. Em breve postarei mais novidades sobre o game e a reação do mundo perante a ele.
       

Postagens relacionadas

0 comentários

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!