Status: Buscando recolocação no mercado de trabalho

09:33

desemprego homem sentado com roupa de trabalho procurando emprego

Os outros te olham como se a sua situação ruim fosse uma opção. Como se estar desempregado fosse sinônimo de ser acomodado, como se ter um cargo pouco rentável fosse sinônimo de ser incapaz. Mas, nunca vi alguém optar por ser demitido em um momento de crise ou receber um salário baixo quando poderia muito bem ter um aumento.
O que acontece de verdade é que, ao sair da faculdade, as pessoas costumam acreditar que, em um balançar de canudos, chuvas de oportunidades cairão diante de seus olhos. Assim, basta o formando esticar as mãos e agarrar a que lhe interessar. Não é bem assim.
E, quando estas pessoas realmente conseguem um emprego, riem dizendo que logo terão cargos e salários altos e serão livrados de seus problemas. Mais uma vez, não é bem assim.
Muito conhecimento é adquirido dentro das faculdades, porém quase nenhuma experiência acompanha o pacote. Pegar o diploma e abandonar de vez os estudos pode ser o começo do seu fim.
Contudo, se desesperar não te levará a lugar algum. Você vai escutar seus professores dizendo que você tem que agarrar à todas as oportunidades logo de cara ou vai sair escolhido (E olha que tem gente oferecendo oportunidade de estágio pra bacharel). Vai ver quem assiste de camarote à sua vida chacoalhar a primeira fileira todas as vezes que te ver fazendo qualquer coisa que não seja aquilo para que você estudou. Mas, vou te contar um segredo: ninguém sabe o que é melhor para você a não ser você mesmo.
Um tanto clichê, mas real. Eu já disse não querendo dizer sim, já disse sim querendo dizer não. Garanto que nenhuma das vezes foi menos dolorosa. É preciso saber reconhecer quando algo não corresponderá aos seus conceitos, principalmente no momento em que mais precisa, onde o errado lhe parece tão certo.
Oportunidades se foram, outras vieram. Não me arrependo. O que não pode é ficar parado reclamando ou deixando que os outros reclamem por você. Ninguém deve falar por você.
ESTAR desempregado não é o mesmo que SER desempregado. Estar em uma posição menos favorável não quer dizer você não seja capaz de algo melhor. São estados e estados são passageiros. Atualiza o LinkedIn e bola pra frente!



Postagens relacionadas

0 comentários

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!