Por que eu o ajudei?

09:53

homem com moedas na mão

Por que eu o ajudei? Acho que é essa a questão principal. Pensando sobre a atual situação não financeira, mas de consciência social, eu questiono a vocês e a mim mesma. Por que eu o ajudei e ainda sim sinto que nada fiz?
Voltando um pouco no tempo, há quase dois anos atrás eu fui à Florianópolis passar as férias com meu namorado. Era a primeira vez que ia à praia e a primeira vez que via um lugar tão calmo e organizado. Apesar do movimento constante da ilha, as pessoas são extremamente educadas... daquele tipo que param o carro para os pedestres atravessarem. No entanto, o que de fato me chamou a atenção foi que numa cidade turística somos acostumados a ver muitos mendigos e lá, não encontrei nenhum.
É claro que percebi a diferente situação financeira dos moradores em determinados lugares, mas nenhum que precisasse realmente de ajuda. Dessa vez, infelizmente, tive desagradável surpresa.
Talvez pela crise do país as coisas estejam ficando piores para algumas pessoas que já tinham pouca estabilidade financeira. Mas, essa é só uma das verdades. O desalento, acredito eu, seja o agente causador da maior parte dessa população menos favorecida estar nessas condições agora.
Quando digo condições quero chamar sua atenção não para o lugar em que a pessoa se encontra. O morador de rua não sofre simplesmente por não ter onde morar, sofre por não se encaixar em qualquer lugar que ofereçam para que ele more. É mais difícil de resolver do que parece.
Aquele quem vos falo é mais do que um morador de rua. É alguém com nome e uma história. Alguém que caiu de tal altura que não conseguiu mais se levantar. Aquele quem eu ajudei não me pediu uma moeda.
Eu estava caminhando já tarde da noite com meu noivo (aquele que era namorado há quase dois anos atrás) pelas lojinhas que acompanham a orla da praia. Então, esse senhor nos parou. Quis falar, então falou. Disse que há muito não via um casal andando abraçado e de fato não vi nenhum. Disse que as pessoas perderam a fé e vi no seu rosto que sim, ele havia perdido a fé. Eu quis saber. Ele quis contar. Contou que a tinha uma família, que a esposa o traíra, que perdera tudo, que ficou assim... Perdido na vida e a vida perdida nele.
Me fez sentir desespero. Uma vontade de mudar alguma coisa para que algo mudasse nele. Pediu um abraço. Ganhou. Disse que estava com fome, nós lhe demos alguns trocados que juntando com o que já tinha com certeza faria uma boa refeição.
Agradeceu. Se despediu. E nós o vimos seguir para o mercadinho do outro lado da rua. Eu ainda não me sentia bem, não queria parecer desconfiada ou mesmo invasiva. Mas, havia uma sensação ruim de ter feito pouco. Queria fazer mais, chamá-lo para jantar, deixá-lo escolher o que quisesse e lhe fazer companhia até que esse vazio desaparecesse.
Ao entrarmos no restaurante para jantar, escolhi uma mesa bem próxima da porta esperando revê-lo para poder o chamar se assim sentisse que devesse e ele aceitasse. No entanto, a pequena sacolinha denunciou se não o caráter dele, a minha própria falta de demonstração de afeto transformada no que o dinheiro pode comprar.
Comprou latinhas de cerveja e seguiu para o lado contrário. Fiquei observando até sumir de vista. Não o odiei por isso e nem por nenhum outro motivo. Simplesmente odiei a mim mesma e a minha infelicidade. Não se pode comprar amor, companhia ou carinho. Não se encontra nada disso nas prateleiras do mercadinho. A culpa é minha e dele. Minha por não oferecer a ajuda correta e dele por não usar a minha ajuda de forma correta. Eu não tenho a audácia de pensar que eu posso mudar o mundo com minhas atitudes, mas sei que o mundo pode mudar se souber usar as minhas atitudes. Eu tenho esperança que as verdades vão se alinhar num futuro e ninguém mais precisará pedir por uma dose qualquer de amor ou álcool. Por hoje, fico apenas com a mesma sensação de ter pisado sobre seus dedos enquanto me pedia ajuda. Não, eu não o ajudei porque não entendi no momento o que precisava, espero que encontre alguém que o faça.

Postagens relacionadas

0 comentários

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!