Criar laços

01:34

mãos dadas por do sol

Doeria menos se não significasse nada, se não fosse necessário. Doeria ser sozinha, mas doeria por um período de tempo, pré determinado, até enfim se acabar. Doeria e acabaria a mesmo modo que começou a doer. Porém, agora, dói sem previsão de acabar.
A dor não passa, é apenas esquecida. Doeria ser sozinha quando tantos parecem bem mais felizes aos pares. Doeria, mas terminaria porque nunca existiu a essência da dor de verdade.
Eram só suposições até então. Os risos poderiam ser forçados, o brilhos nos olhos mera luminosidade favorável. Era ideologia, não dor. Não é possível saber se gosta ou não gosta realmente de algo antes de provar; e eu provei.
Quando dizem que ninguém é feliz sozinho esquece que também não é infeliz consigo mesmo. Agora, o que resta é conviver com a plena certeza de que existe algo fora de mim que faz com que seja melhor aqui dentro. Algo que, ironicamente, não posso controlar. É a benção e a maldição de nos apegar a alguém.
Já dizia Antoine de Saint-Exupéry: “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz.”. Mas, e depois? Quando, as quatro e tantas, não avistar ninguém? Serei eu então condenada a esperar pela simples lembrança e, então, “descobrir o preço da felicidade”.
Criar laços. Criar laços e amarrá-los com a esperança. Prendê-los bem. Em nossa memória, em nosso coração... para que não desatem jamais. Atentar-se a quem nos faz bem e dar-lhes laços em presentes rotineiros de valor maior do que o dinheiro pode pagar.
Os dias passam depressa, os anos que parecem longínquos chegam logo. E se sabemos que nada durará para sempre, talvez devêssemos pensar diariamente como fazer de cada dia, único. Se a eternidade ainda não nos pertence, que aprendamos a fazer durar aquilo que temos e deixar ir o que não pudermos segurar para só então começarmos a depender da memória.

Postagens relacionadas

3 comentários

  1. Se inspirou na minha historia para escrever essa crônica? Me emocionei, do nada percebi que meus olhos estavam suando!

    ResponderExcluir

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!