Querido RH

14:39

entrevista de emprego rh

Queria começar pedindo desculpas por invadir uma área da qual não tenho experiência ou formação. Mas, ao passo que caminha a atual crise, temos que correr para alcançá-los e surpreender para sermos ouvidos.
Intromissões esquecidas, gostaria de lembrar que bons funcionários são aqueles que pedem demissão, não os que ficam na empresa sem ter no que mais contribuir. Bons funcionários são aqueles que amam o que fazem, mas também questionam os valores que recebem. Funcionários bons não são aqueles tranquilos que concordam, e sim os que opinam e sugerem mudanças.
No telefone, a confusão de horários tarda a entrevista. Na entrevista, a ânsia de agarrar a vaga contrasta com a impossibilidade de um começo imediato. Falta de vontade do indivíduo pela vaga ou falta da vaga pelo indivíduo?
A sequência interrogatória revira estômagos com o medo de escolher respostas longas às curtas e curtas às longas. Ah, e a idade... Me pergunto internamente se agora sou tão velha ou se sou tão nova?
Religião, etnia, filhos, status civil. Mas, o que mais me preocupa é aquela foto no barzinho, ontem à noite, com a galera. Não devia ter postado no Facebook. Ou será que o RH também bebe chopp às quartas? Tem promoção... Dois por um.
Não é legal mentir, não se deve mentir e eu nunca vou mentir para o RH. Ninguém nunca vai mentir, mas leva a carteira de trabalho pra comprovar a veracidade dos fatos. O RH também não vai mentir, mas pode omitir. Omitir o salário, omitir as datas das folgas, omitir o nome da empresa!
“Aceita a vaga, vamos conversar, marcar umas duas ou três entrevistas. Depois, se passar, a gente te conta.” -  e eu que não estou mesmo podendo escolher...
“Precisa ter experiência. O salário é mesmo pra quem está começando agora, primeiro emprego... Mas, você tem experiência né? Entendi... Ah sim, o trabalho é de segunda a sexta. Mas, você disponibilidade de horário né?” - e eu que estou em busca de novas oportunidades...
Não abomino os métodos, não generalizo a profissão. Aqui fica apenas minha lembrança e incentivo ao resgate da humanidade. Que deem mais chances aos menos experientes, que não vejam nos desempregados o benefício de uma recusa improvável, que não contem nos experientes as rugas, que não esperem os negros preencherem apenas as cotas, que não exijam fotos de modelos nos currículos para atendentes. Que, enfim, não vejam a soma de candidatos, que vejam o indivíduo pela sua individualidade e apreciem isso.

Postagens relacionadas

0 comentários

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!