8 ou 80

06:54

amizades impostas

Pra andar comigo você tem que parar de falar sobre os problemas políticos e comer salada. Pra andar comigo você tem que trabalhar de segunda à sexta e conseguir pagar Calvin Klein, da cabeça aos pés, no Brasil. Pra andar comigo você tem que gostar de quebrar regras, tem que se destacar, tem que curtir rock, sair depois das 22h, beber bem mais do que aguenta e usar drogas. Pra andar comigo você tem que namorar... e largar depois de um mês. Pra andar comigo você tem que ser você mesmo, fazendo o que eu quero.
Você está aí, tentando se encaixar em um modelo. Sendo o estereótipo que a sociedade planeja... ou pelo menos parte dela. Não dá pra agradar todo mundo.
Você está aí tentando se encaixar e falando pros seus filhos que eles não devem andar com fulano, beltrano e sicrano. E eles, não se importam.
Você está aí e vai tentar, até desistir, ser quem não é pra ostentar o tipo perfeito de cidadão comum de uma família decente.
Eu não vou te dizer o que fazer, não vou te dizer o que não fazer. Vou deixar você a mercê das próprias escolhas, todos estamos. E falar para os seus filhos que amigos de verdade não trocam ou negociam sua amizade, talvez nem adiante mesmo. Não adiantou pra mim, e aposto que também não pra você.
Eu tive centenas de amigos por um período longo que acabaram por me cumprimentar brevemente na rua. Tive outra centena de amigos por um curto período que conseguem um espetáculo em forma de monólogo quando eu ligo. 
Eles não são todos iguais e eu não sou igual com todos eles. Tem sempre aquele com quem eu me torno a louca que lidera a gangue e o outro com quem eu só sou a garota tímida do interior. E não há como definir em qual dos meios me sinto mais confortável.
Nós não somos um padrão, não estamos felizes o tempo todo, não confiamos em todo mundo e não seremos como hoje pra sempre. Buscar de encaixar em um grupo é pra pessoas solitárias. Pessoas que de tão dependentes roubam as características do outro só pra que este não as abandone. Não há garantias. Não culpe ninguém por te deixar um pouco de lado.
Eu vou ser de mil maneiras com você e serei de outras mil com o seu vizinho. Então não me apresente se não estiver preparado. Você pode me amar e me odiar em um minuto. Mas, não vou me esforçar por nenhum dos dois. A falsidade pode ser rosa ou azul, mas não combina comigo.
Se você quer alguém pra conversar, então apenas converse. Converse com quem está aí do seu lado agora, no trabalho, no ponto de ônibus, na lanchonete da esquina. Não olhe sua cor, suas roupas, não pense sobre o que vão achar de você.
Amigos simplesmente te aceitam e amam justamente pelo que você é. Amigos de verdade não diferem classes sociais ou raciais, gêneros ou conceitos. Afinal, nem tudo tem que ser preto ou branco, 8 ou 80.

Postagens relacionadas

0 comentários

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!