10 dicas para arrumar a mala sem sofrer

17:25


mala com excesso de bagagem


1-  Escolha a mala certa
Em primeiríssimo lugar no nosso ranking de dicas: a mala!
Ela que pode ser sua maior aliada (ou inimiga), vai redefinir todos os seus conceitos sobre viagem. Apesar de parecer uma coisa bem óbvia, muita gente acaba se esquecendo de observar alguns detalhes, não só na hora da compra da mala, mas na hora de dar uso a sua compra.
Então, para quem quer comprar uma mala novinha, a minha primeira dica é pensar nos seus roteiros preferidos.
Se você é mais do tipo que fica pingando de cidade em cidade, é melhor optar por um mochilão ao invés de uma mala enorme com rodinhas.
Agora, se você viaja a trabalho e fica uma semana fora, uma mala pequena e com rodas 360º é paixão na certa.
Mesmo para quem viaja por lazer e quer ficar uma ou duas semanas, aconselho uma mala maior, mas sem exageros! Também aconselho as rodinhas 360º, aliás aconselho essas rodinhas pra sempre e sempre. Depois que comprei a minha, não troco por nada. Empurrar uma mala pesada enroscando por aí não rola, né?
Ah, vale a pena verificar o peso da mala e o material. Quem viaja de avião sabe bem o “cuidado” com que os aeroportos costumam tratar nossas malinhas queridas.

2-  Selecione suas peças
Tenha em mente quantos dias você pretende ficar fora e os lugares pelos quais vai passar. Prepare-se para o clima que a região costuma oferecer, mas não deixe de observar o site clima tempo para o período específico da sua estadia. Contudo, mesmo se estiver quente, leve pelo menos uma blusa de frio.
Lembre-se novamente se a viagem é a passeio ou a trabalho. Pense se precisará de roupas formais ou elegantes, quantas peças vai usar e se pode repetir alguma.
Se você se considera “esquecido”, listar os itens dos quais precisará vai te ajudar bastante.

3-  Separe tudo antes de colocar dentro da mala
Deixar tudo no seu campo de visão antes de colocar dentro da mala vai te ajudar a refletir sobre as coisas que ainda podem estar faltando ou sobrando, fazer a contagem de peças com base nos dias em que ficará fora e preparar tudo para encaixar perfeitamente nos espaços certos.
Se você tem algo frágil, que não vá na sua mala de mão como perfumes ou maquiagem, poderá colocar bem no meio das suas roupas para evitar impacto.

4-  Cores e tecidos
Dê preferência a cores neutras e tecidos que não amarrotam. Você não pode levar todo o seu guarda-roupas, então o jeito é levar peças que combinam. Se possível, faça as combinações já quando colocar dentro da mala e pense nos sapatos coringas.
Tecidos que não amarrotam vão facilitar sua vida quando estiver longe de casa e do ferro de passar.

5-  Enrole!
Não, não é para fazer as malas na última hora! Enrole as suas roupas para que elas não amarrotem. Faça o mínimo de dobras possíveis e enrole todas as peças, inclusive meias. Isso também vai te poupar espaço, além de deixar as peças bem visíveis e organizadas. Existem até organizadores, para dividir os espaços e permitir que você não precise tirar tudo da mala quando chegar ao seu destino. É só pegar e devolver no mesmo lugar, dentro da mala. Ótimo para evitar perdas por esquecimento!
6-  Valorize o espaço
Coloque suas meias dentro dos sapatos, Parece pouco, mas quando estiver finalizando a mala vai me agradecer por esse espacinho a mais.
Outra coisa bacana que costumo fazer é viajar de calça, com meu sapato e blusa que mais ocupa espaço. Tudo confortável, é claro.

7-  Escolha e guarde bem os seus sapatos
De novo os sapatos! Escolha bem qual levar. Eu sei que, principalmente as mulheres como eu, tem mania de achar que vai precisar daquela rasteirinha, daquele salto, da bota... e por aí vai, até acabar com a sapateira toda na bagagem. Controle-se!
Depois de levar muita bagagem extra eu aprendi que não uso nem metade do que eu levo. E cá entre nós, sapatos são muito espaçosos. Melhor evitar tanta variedade para priorizar outras coisas.
Na hora de guardá-los, existem sacos próprios para que não sujem nossas roupas ou a mala. Esses sacos vem com grande parte dos sapatos e também podem ser comprados. No entanto, existe outra opção: colocar uma touca de banho na sola. O elástico da touca prende bem e super funciona!

8-  Leve apenas os produtos de higiene necessários
Os hotéis geralmente oferecem toalhas. Então, você só tem que se preocupar com os cosméticos (isso se o hotel também não oferecer- alguns oferecem- ou você for apegado demais em marcas preferidas)! Não há necessidade de levar o vidro todo de xampu ou hidratantes, compre recipientes para reservar uma parte para a viagem ou compre miniaturas dos seus produtos preferidos, algumas marcas já oferecem até mesmo perfumes e laquê de bolsa.

9-  Confira depois feche
Antes de fechar a mala definitivamente, reflita sobre seu ritual diário. O que você faz quando acorda? Toma café, escova os dentes, penteia o cabelo... Preste atenção em todos os detalhes e vá listando os itens são essenciais no seu dia para que eles não fiquem para trás.
É sempre bom ter duas escovas de dente, dois desodorantes, duas escovas de cabelo, enfim: tudo sobrado.
Um vai na mala, outro fica em casa. Mas, se você não tem não se preocupe. A listinha funciona. Marque tudinho que você usa desde o momento em que acorda até o que vai dormir e então antes de fechar a mala veja se não falta nada.

10-           Mala de mão
Itens importantes devem ficar na mala de mão. Você sempre vai precisar da sua carteira e documentos, por exemplo. Deixe eles e outros itens que você julgue necessários na sua mala de mão.

Espero que tenham gostado das dicas e, se ainda tiverem alguma dúvida, deixem aqui nos comentários. Vamos adorar responder!


Postagens relacionadas

0 comentários

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!