Natal de aparências

01:23

peru em mesa de ceia natalina

Agora, tão próximos do natal, eu só tenho o que refletir. Afinal, o que é o natal para você? Não! Esqueça aquela frase pronta sobre ressurreição, família e toda aquela ladainha que sai no jornal e vira lixo um dia depois. Eu quero saber o que é natal na prática!
Chega daquela coisa toda de brigar o ano inteiro e depois achar que é só reunir a família pra rasgar o peru que tá tudo certo. Não tá tudo certo. ESTÁ TUDO ERRADO!
O comercial na televisão mostra o quanto as pessoas sorriem quando ganham refrigerante de presente, o outro, ostenta o peru como centro das atenções na ceia... Mas, onde se esconde a verdadeira felicidade que o marketing ainda não fez você ver?
Sorrisos falsos não bastam, a reconciliação não vem embrulhada em fita bonita e mesa cheia não enche o espírito. Por fim, é bem mais fácil ser infeliz de verdade do que feliz por cinco minutos, só pra sair na foto. O clique demora alguns segundos a mais e a boca entorta, a sobrancelha desce e a magia do natal se perde. Mas, não por isso.
As pessoas são exigentes. Querem ter seus nomes pintados a tinta nos presentes doados, querem ter mesa farta, talheres impecáveis e uma família tão bonita quanto a que apareceu na ceia da novela das sete. Só pra poder guardar, mostrar pros parentes distantes anos depois e lembrar saudoso daquilo que não existiu.
Você não agradece por ter comida, mas se lembra de reclamar da pequena uva passa no meio do arroz. Não escolhe um presente para seu amigo preferido, mas perde a paciência com o preço da lembrancinha que ele te deu. Não para no sinal, mas xinga quando te ultrapassam. Diz que odeia frio, mas não ama o calor quando ele chega. Você quer que a vida o surpreenda e amaldiçoa a chuva ou qualquer coisa que acontece fora dos seus planos. Nada é capaz de te agradar. Você está inatingível agora e eu vou te trazer de volta.
A felicidade não é a ausência da tristeza. É preciso saber conviver com ambas e aceitar que nenhuma se extinguirá. Preocupe-se com a sua, faça pela dos outros. O que fica são os atos, o quanto você fez diferença e não falta. As aparências só valem para as fotos e de que valem as fotos se não merecerem serem lembradas?

Postagens relacionadas

2 comentários

  1. natal virou capitalismo, as pessoas se esquecem do verdadeiro significado
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei o blog, amore! Continue nos acompanhando porque vou acompanhar o seu... =) Sucesso!

      Excluir

Cadastre-se para receber conteúdo em primeira mão!