Nada vem de graça- Escândalo Cambrigde X Facebook

15:57


mark zuckenberg

“Que Brasil você quer para o futuro?”
O escândalo envolvendo a rede social Facebook e a consultoria Cambrigde Analytica discute sobre fornecimento de dados de forma ilegal e manipulação, que podem ter influenciado as eleições americanas de 2016.
Ao que se sabe, informações de pelo menos 87 milhões de usuários podem ter sido obtidas pela Cambrigde Analytica por meio do teste psicológico This is You Digital Life, criado pelo psicólogo Aleksandr Kogan. Esses dados podem ter sido usados para o desenvolvimento de ações de marketing político e favorecido Donald Trump.
No meu ponto de vista, o problema real não se trata do quanto podem e tentam nos influenciar, mas sim do quanto nos deixamos levar por essas influências. Perguntas aparentemente inofensivas e sem valor, podem nos afetar. É aquele tal negócio: nada vem de graça.
Fornecemos informações constantemente e de forma pública no Facebook, Instagram e outros meios. Está tudo na rede, é só pegar. Compartilhamos de maneira espontânea nossos medos, questionamentos, opiniões, lugares dos quais frequentamos, nossos gostos e mais uma infinidade de respostas aos segmentos mais improváveis de conseguirem simplesmente nos perguntando, cara a cara, como um amigo próximo. Até nos surpreendemos e achamos bacana a forma como essas redes passam a nos oferecer sugestões com base nas nossas preferências. Nós gostamos de nos mostrar para o mundo, de nos sentirmos importantes e acolhidos através de um perfil elaborado.
Gostamos de mostrar para o mundo, no entanto, não gostamos do que o mundo, ou pelo menos a parte que rege o poder sobre ele, faz com aquilo que mostramos, curtimos e compartilhamos. A psicometria já existia, nós apenas não entendíamos como ela funciona e como poderia ser usada.
Se é ético ou não, se é contra lei ou não, isso é uma discussão para outros órgãos. No momento, foquemos apenas em “porque funciona?”.
Funciona porque nós mesmos fornecemos as informações necessárias todos os dias. Nos revelamos pouco a pouco através das redes sociais e gostamos de ouvir aquilo que queremos ouvir. Então, porque ao invés de nos dizerem apenas a verdade única e universal, não pegam nossas informações e criam uma centena de novas formas de apresentação e nos direcionam uma resposta pensada exatamente naquilo que gostaríamos que nos dissessem? O que vocês acham que nos atrai mais?
Também somos responsáveis pelos nossos atos, influenciados ou não. Somos responsáveis por colaborar com a nossa exposição nas redes sociais, somos responsáveis quando nos deixamos iludir por palavras. Temos que abrir nossos olhos e pensar por nós mesmos. Nem sempre ouvir aquilo que queremos é o que precisamos de fato. Vamos perder menos tempo respondendo que Brasil queremos para o futuro e nos mexer para fazer e cobrar no presente. Nada vem de graça.

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